HOSPITAL AMPLIA CTI PARA PACIENTES COM COVID-19

Prefeitos da microrregião podem auxiliar no aumento do CTI. Uma das reuniões aconteceu em Carmópolis.

Visando oferecer melhor segurança às pessoas que necessitam de atendimento no Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital São Judas Tadeu, a direção da instituição está utilizando espaços diferentes para pacientes com Covid-19 e os acometidos de outras enfermidades. Atualmente cada centro possui dez leitos, mas o hospital, em parceria com municípios da microrregião de Oliveira, está criando mais seis leitos para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Para isso prefeituras dessas cidades estão fazendo a doação de aparelhos para equipar o setor.

Segundo o administrador do hospital, Ramon Alves Gonçalves, em virtude da necessidade de isolamento dos pacientes com Covid-19, o CTI que já existia no hospital foi reservado para atendimento de pessoas de Oliveira e outras cidades com a doença. Os demais estão sendo conduzidos para o centro onde antes eram atendidas as pessoas que possuem convênio com a Unimed e que agora passou a ser misto, abrigando conveniados e pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Até nessa quinta-feira (9) permaneciam internados no CTI para Covid-19 três pacientes, dois deles entubados. Apenas um é de Oliveira, sendo o segundo de Santo Antônio do Amparo e o terceiro um caminhoneiro da cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo, que passou mal quando dirigia pela Rodovia Fernão Dias e foi encaminhado para o hospital. O CTI misto, que também possui dez leitos, tinha na mesma data dez pacientes internados com diferentes enfermidades. Já a nova ala de enfermaria criada no São Judas Tadeu para atendimentos de portadores da Covid-19 com sintomas leves, e que possui 25 leitos ativos, abrigava na quinta-feira duas pessoas.

Auxílio da microrregião
Atendendo pedido da prefeita Cristine Lasmar (MDB), o secretario municipal de Saúde, Lucas Lasmar, e Ramon Gonçalves se reuniram durante a semana com os prefeitos Almir Resende Junior, de Carmo da Mata, Geraldo Antônio da Silva, de Carmópolis de Minas, Mériton Balduíno Alves, de São Francisco de Paula e Evandro de Paiva Carrara, prefeito de Santo Antônio do Amparo.

O Objetivo desses encontros foi solicitar apoio financeiro de R$ 100 mil de cada município para a compra de respiradores e monitores destinados ao CTI para pacientes com Covid-19.

De acordo com informação de Lucas Lasmar, os prefeitos de Carmópolis de Minas, Carmo da Mata e São Francisco de Paula já se comprometeram com o valor solicitado e enviarão um projeto de lei às câmaras municipais de suas cidades para autorizar o repasse do valor direto para o hospital de Oliveira que realizará a compra dos aparelhos. O prefeito de Santo Antônio do Amparo se comprometeu em ajudar de alguma forma e estuda como será feita essa ajuda, se por meio de repasse financeiro ou empréstimo de um respirador e um monitor.

O secretário disse que ainda não foi possível fazer o agendamento da reunião com o prefeito de Passa Tempo, Edilson Rodrigues, porém vem mantendo contato com a Secretaria de Saúde daquele município. Esses cinco municípios fazem parte da microrregião de Oliveira e por esse motivo a Prefeitura e o hospital vêm buscando apoio para aumentar a capacidade de atendimento pelo SUS, tendo em vista que o número de casos e internações tem aumentado nos últimos dias.

Lucas Lasmar informou também que o governo estadual ainda não conseguiu habilitar no Ministério da Saúde o auxílio financeiro aos hospitais para tratamento de pacientes com Covid-19. O secretário salientou que a informação surge no momento em que o São Judas Tadeu se tornou referência para tratamentos de casos de COVID na microrregião, necessitando de mecanismos para estruturar a instituição para que seja realizado o melhor tratamento e salvar mais vidas.

 

Créditos: Jornal Gazeta de Minas

Share