HOSPITAL INAUGURA SISTEMA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Nalton Moreira e prefeita Cristine descerram placa alusiva à inauguração da Ressonância Magnética Newton Moreira da Cruz.

Aparelho de R$ 3 milhões entrará em operação em 15 dias.

Foi inaugurada na manhã de quinta-feira (21), a sala de exames de ressonância magnética do Hospital São Judas Tadeu (HSJT). O local leva o nome do bancário, Newton Moreira da Cruz, falecido em 9 de maio de 2017, aos 94 anos. Um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o HSJT garantiu a instalação do aparelho, adquirido em 30 de julho de 2019 por meio de licitação, pelo valor de R$ 3 milhões. A liberação do recurso para a compra do equipamento foi realizada pelo deputado estadual, Sávio Souza Cruz (MDB), então secretário de estado da Saúde.

Para a instalação do aparelho fabricado pela General Eletric (GE), o HSJT investiu cerca de R$ 1 milhão na construção e montagem da sala especial com isolamento de campo magnético e na aquisição de um novo transformador de energia elétrica. O equipamento utiliza um sistema de refrigeração com gás hélio, cuja recarga custa cerca de R$ 300 mil. A construção usou recursos do hospital e uma doação de R$ 828 mil do casal Elizabeth Maria da Silveira Ramos e Manoel Soares Ramos (falecidos).

Segundo o administrador do hospital, Ramon Alves Gonçalves, o equipamento será operado pelo médico Lucas Pinheiro e por um técnico da área. A previsão é de que os exames tenham início em 15 dias, prazo em que deverá estar concluída a calibragem do sistema. Além de exames gratuitos em pacientes internados no hospital pelo Sistema Único de Saúde (SUS), eletivos mediante cotas da Prefeitura e de casos de urgência e emergência oriundos do Pronto Atendimento Municipal (PAM), serão também realizados exames por intermédio de convênios com planos de saúde e particulares.

Ramon destacou que o conjunto é dotado de uma bomba de infusão de contraste, que possibilita a realização de exames em partes específicas do corpo, fornecendo uma visão melhor do que o médico deseja investigar. Ressaltou que o equipamento vai oferecer um ganho importante para o HSJT, especialmente na área de neurocirurgia de alta complexidade, uma das que possui maior demanda por esse tipo de exame, considerado conclusivo para o diagnóstico. Lembrou que a ortopedia é outra área que gera uma grande demanda para utilização da ressonância, especialmente nos casos de lesões em joelho, tornozelo e outras áreas.

Presente à solenidade, o secretário municipal da Saúde, Lucas Lasmar, avaliou a inauguração como um momento histórico para a saúde pública de Oliveira e do Centro-oeste mineiro. “Estamos falando de um hospital regional, que atende a 54 municípios em relação à neurocirurgia de alta complexidade, e este é o equipamento que fazia falta para esse tipo de serviço. É requerido pela maioria dos hospitais de Minas Gerais e do país, e são poucos os que têm o privilégio de tê-lo”, ressaltou.

Também participaram da inauguração a prefeita Cristine Lasmar e o vice-prefeito, Chicre José Abud Neto (ambos do MDB); vereadores da base de apoio ao governo municipal; familiares de Newton Moreira da Cruz, entre eles Nalton Moreira da Cruz, ex-vice-prefeito de Oliveira e ex-secretário de estado da Saúde; membros da Junta Interventora e da diretoria e funcionários do hospital. Por intermédio de Nalton Moreira, o deputado Sávio Souza Cruz justificou sua ausência, explicando que permanece em casa, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Créditos: Jornal Gazeta de Minas