Ato fez parte das ações governamentais de combate à Covid-19.
Zema falou em entrevista sobre ações do governo de combate à Covid.
O governador Romeu Zema (NOVO) esteve em Oliveira no dia 7 de agosto para realizar a entrega de seis respiradores que irão equipar o Hospital São Judas Tadeu. Os aparelhos vão possibilitar a abertura de mais seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para atendimento a pacientes com Covid-19 no município e na microrregião. Durante entrevista coletiva na Escola Municipal Djalma Pinheiro Chagas, no Bairro Aparecida, Zema falou sobre as ações do governo para estruturar o setor de saúde nos municípios. Também estiveram presentes o secretário de estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, a prefeita Cristine Lasmar (MDB) e o deputado estadual Gustavo Mitre (PSC).
Em pronunciamento, Romeu Zema observou que desde o início da pandemia o objetivo de seu governo tem sido alongar a curva do número de casos, meta que segundo ele foi atingida com sucesso. Segundo previsão do governador, durante o mês de agosto Minas Gerais deverá atingir o pico da doença, que em muitos estados aconteceu em maio, junho e julho, proporcionando cenas muito tristes. Ele disse também que o alongamento da curva evitou a sobrecarga e propiciou a estruturação e o fortalecimento do sistema de saúde no estado.
Zema afirmou que as providências tomadas pelo governo mineiro desde fevereiro possibilitaram a ampliação em mais de 1.600 UTIs, tornando o sistema de saúde muito melhor que o do início do ano. Durante o período foram adquiridos 1.047 respiradores, além de mais de 300 recolhidos e recuperados. O governo também construiu um hospital de campanha que não precisou ser utilizado. “Alguém viaja sem um pneu estepe? Não, e nós fizemos uma viagem. Eu pergunto: alguém que viaja troca o pneu sem o pneu ter furado?”, comparou ele ao falar sobre o hospital de campanha.
Para Romeu Zema, as medidas adotadas até aqui permitiram que Minas conseguisse um resultado muito acima da média do Brasil, destacando que durante as últimas duas semanas o estado vem apresentando a menor taxa de óbitos acumulada em todo o país. Segundo ele, se o Brasil todo tivesse a mesma taxa de óbitos de Minas, teriam sido poupadas mais de 60 mil vidas, o que demonstra que o mineiro é mais criterioso, mais consciente e mais desconfiado. Apesar da situação, o governador salientou que estamos longe de vencer a guerra e que ainda teremos muitas batalhas pela frente.
Romeu Zema comparou o atual momento com o intervalo de um jogo e que agora teremos que disputar o segundo tempo, continuando com todas as medidas de segurança, como distanciamento social, uso de máscara e higienização. Para o governo, até que uma vacina fique pronta e a população seja imunizada, não há alternativa, daí a necessidade de continuar a batalha contra a doença. Ele destacou que os números em Minas refletem o trabalho de deputados e gestores municipais. “Ninguém conhece melhor Oliveira do que a prefeita que está aqui. Quem sou eu para decidir o que é melhor para Oliveira, mas ela com certeza sabe”, finalizou.
Cristine Lasmar disse, durante a solenidade, que Oliveira tem caminhado a passos largos na direção do progresso, na geração de emprego e renda e principalmente tem se tornado referência na área da saúde. Ela falou ainda sobre a construção, em apenas 35 dias, de uma ala de isolamento no Hospital São Judas Tadeu para tratamento de pacientes da Covid-19, hoje com 20 leitos de enfermaria. A prefeita falou também sobre outros avanços na saúde do município, entre eles a implantação de aparelho de ressonância magnética no hospital e a construção de novas unidades básicas de saúde.
A prefeita destacou que com a chegada dos seis respiradores entregues pelo governador Romeu Zema a população de Oliveira e região contará com uma melhor qualidade no tratamento e uma quantidade maior de leitos disponíveis. Cristine Lasmar anunciou também que a Prefeitura de Oliveira irá destinar R$ 1,5 milhão ao hospital para o combate ao novo coronavírus. O recurso poderá ser utilizado para a compra de equipamentos de proteção individual, pagamento de profissionais e investimentos em infraestrutura. Também participaram da cerimônia o vice-prefeito, Chicre José Abud Neto (MDB), o secretário municipal de Saúde, Lucas Lasmar, o presidente da Câmara, Geraldo Nicácio Júnior (PSD) e o gestor do hospital, Ramon Alves Gonçalves.